Psicoterapia Infantil
No atendimento clínico, é possível observar como o brincar é realmente uma forma de comunicação, uma linguagem de grande poder terapêutico. É a possibilidade da criança e do adolescente se reconhecer como ser e de expressar criativamente mundo ao redor.
O objetivo da psicoterapia infantil é permitir que a criança expresse seus medos, conflitos, ansiedades e vivenciem, experimentem seus sentimentos Para isso, é importante no processo terapêutico a atitude de empatia, acolhimento e aceitação incondicional por parte do psicoterapeuta, dando portanto destaque a importância do vínculo, como condição básica para que a psicoterapia aconteça, permitindo que as intervenções sejam realmente transformadoras.
Limites na infância e adolescência
Na contemporaneidade, a falta de limite na infância e adolescência é um problema que está dentro do contexto familiar, escolar e da sociedade, fazendo com que vá se perdendo as referências simbólicas indispensáveis à aplicação da lei e a criação de limites em suas relações internas.Desse modo, a falência dessas referências de autoridades parentais, de limites, que servem de apoio e são necessários para uma formação consistente, poderá inviabilizar a sua entrada no mundo dos adultos.